Panorama Político e Cultural Europeu do Séc. XVI ao Séc.XVIII

Postado em 18 jul, 2012 em Destaques, Palestras | 2 comentários

O Cam – Centro de Atualização da Mulher realizará o curso Panorama Político e Cultural Europeu do Sec.XVI ao Sec.XVIII nos dias 21, 22 e 23 de agosto.  O curso fará análises do período em que ocorrem os movimentos contra reforma da Igreja Católica e a sua influência na Arte e na Cultura Italiana.

 

21 de agosto

No primeiro dia, o professor Marcelo Ferreira abordará uma visão histórica do período Renascentista e a influência dos Médiciss em Florença como governantes e em Roma como Papa. O papel de mecenas cultural da família Médici fez de Florença o berço do Renascimento italiano, com artistas geniais como Leonardo da Vinci, Michelangelo Buonarroti, Dante Alighieri, Filippo Brunelleschi e Nicolau Maquiavel. O gosto pelas artes seria ainda mais valorizado pelo neto de Cosimo Médici, Lorenzo, poeta e dono de um particular senso estético e cultural – ele foi um dos principais operadores de uma complexa rede de atividades culturais.

Além da importância da família Médici à cultura Italiana no mesmo dia o professor também falará sobre a contra reforma da Igreja Católica e a tentativa de reação ao avanço protestantismo, a reorganização interna da Igreja e o resgate político do poder papal.

 

22 de agosto

No dia 15 de agosto, o público poderá apreciar as “bases” do evolucionário modo de pintar do gênio Caravaggio que pintou, sobretudo, temas religiosos. Não se inspirou em modelos apolíneos para traçar passagens e personagens bíblicos, preferiu criar seu panteão sacro a partir de prostitutas e mendigos contratados nas ruas.

A professora Ana Cristina Nadruz falará das características fundamentais de suas composições: o tema retirado da realidade; o formato “ao natural” das figuras semelhantes ao espectador; a cena representada em primeiro plano, para envolver emocionalmente quem olha; o fundo neutro ou escuro – concentrando a atenção sobre o tema representado – e enfatizado pelo feixe de luz forte e direto, e, principalmente, a acentuada dialética do claro-escuro, que torna tudo “real”.

Ainda sobre essa vivacidade da obra de Caravaggio será realizada uma análise do impactante realismo de suas obras que refletem o drama existencial barroco, resultante de uma nova visão do mundo. A Arte barroca originou-se na Itália, mas não tardou a irradiar-se por outros países da Europa e a chegar também ao continente americano, trazida pelos colonizadores portugueses e espanhóis. Alguns princípios gerais podem ser indicados como características dessa concepção artística: as obras barrocas romperam o equilíbrio entre o sentimento e a razão ou entre a arte e a ciência; predominam as emoções e não o racionalismo da arte renascentista.

 

23 de agosto

No terceiro e último dia do curso, 16 de agosto, a professora Jane Cantanhede comenta a Expansão do Capitalismo comercial, as mudanças nas relações internacionais, e num segundo momento, os ideais iluministas na origem dos movimentos revolucionários do século XVII ao XVIII na Europa  e nas Américas. Os pensadores iluministas acreditavam que o pensamento racional deveria substituir as crenças religiosas e o misticismo, porque, segundo eles, bloqueavam a evolução do homem. O homem deveria ser o centro e passar a buscar respostas para as questões que, até então, eram justificadas somente pela fé.  As ideias iluministas influenciaram movimentos como a Independência dos Estados Unidos, a Inconfidência Mineira e a Revolução Francesa.

 

Serviço:

Data: 21, 22 e 23 de agosto de 2012

Hora: 14h15min às 16h30min.

Local: Centro de Atualização da Mulher –  Rua Barão da Torre, 308 – Ipanema

Investimento:  R$170,00 (curso inteiro) ou R$60,00 (aula avulsa)

Inscrições: (21) 9103-7408

2 Comentários

Junte-se à conversa e poste um comentário.

  1. maria lucia castro pereira

    gostaria muito de participar das palestras do cam. muito obrigada.

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>