Use filtro solar!

Postado em 7 nov, 2013 em Destaques, Palestras | 0 comentários

DSC_0380

“Use filtro solar”, a famosa narração de Pedro Bial ao vídeo de auto-ajuda conhecido mundialmente não era só linguagem poética. Foi o que as alunas do CAM descobriram dia 07/11 na aula especial sobre procedimentos estéticos com o especialista Dr. Fabrício Lamy.

A grande maioria das pessoas economizam no protetor solar pois “uso todo dia”, alegam enquanto gastam pequenas fortunas em cremes cosméticos que prometem o impossível. Essa e outras diversas revelações e esclarecimentos foram feitos pelo Dr. Fabrício Lamy durante a aula “Entendendo os novos procedimentos estéticos”. O filtro solar é um tratamento de pele, ele não serve somente como ação preventiva.

O grande problema da toxina botulínica, conhecida mundialmente pela marca Botóx, é que ela foi usada inadequadamente por pessoas sem competência para tal logo no seu surgimento. Isso gerou um grande preconceito com esse procedimento estético que, se bem aplicado, possibilita resultados impressionantemente positivos.

“Sempre peço às minhas pacientes uma foto delas com 25 anos de idade afinal eu preciso tentar recuperar o rosto e não inventar um rosto novo”, explicou Fabrício revelando um dos segredos do sucesso que faz no meio dermatológico no Rio de Janeiro. Segundo Fabrício Lamy, não é possível generalizar um procedimento estético – preenchimento facial, aplicação de toxina botulínica, protetor solar ou cirurgia plástica… cada caso deve ser estudado com profundidade e atenção – relata.

Chamou a atenção do grupo de alunas a diferença entre os efeitos dos raios solares UVA e UVB. O primeiro, UVA, é o que causa manchas na pele e o envelhecimento. Já o UVB é raio solar que causa a vermelhão e o câncer de pele. O FPS – fator de proteção solar, escrito nas embalagens, refere-se exclusivamente aos raios UVB. É necessário buscar também nas embalagens a referência quanto ao PPD, fator de proteção aos raios UVA..

Explicando:

Os raios UVA são os que mais chegam na Terra, só para se ter ideia, o UVB chega 5% e o UVA 95%, o que realmente causa estragos na pele é o UVA, responsável pelo envelhecimento precoce, disfunção do metabolismo celular, etc. A maioria dos filtros solares brasileiros protegem apenas contra a exposição ao UVB . Quando compramos um protetor e na embalagem se tem escrito: FPS 30 UVA/UVB (exemplo), logo em seguida pode-se ler: amplo espectro ou largo espectro, isso é uma maneira de dizer que o FPS 30 é apenas para o UVB. Para se medir o UVA é usado o PPD, que significa: Persistent pigment darkening, numa tradução livre fica: Escurecimento persistente dos pigmentos. O PDD muitas vezes, não tem especificação nos filtros solares ou é muito mais baixa em relação aos raios UVB. Sendo assim, de nada adianta combater o foto envelhecimento usando filtros solares que não combatem os raios UVA, Combater os raios UVA é, de longe, uma das melhores maneiras de manter a pele mais jovem e equilibrada. Sempre dê preferência para os protetores que tenha a medida do FPS UVB (amplo espectro) e o UVA (PPD).

Marcas como Avève, Anthelios e Episol  foram citadas pelo dermatologista como exemplo de protetores solares com PPD eficiente aos raios UVA.

DSC_0373

DSC_0375

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>